Translate this Page
Enquete
Como você vê a Administração de Barracão?
Ótima
Boa
Regular
Ruim
Péssima
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (958 votos)




ONLINE
3





Partilhe este Site...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Total de visitas: 1055232
Crime aumenta mais de 38% em DC em 2013
Crime aumenta mais de 38% em DC em 2013

21-01-2014/15:15:42

Número de ocorrências registrada pela PM de Dionísio Cerqueira aumentou 38% em 2013 em relação a 2012.

Números foram repassados pelo Capitão PM Fábio J. Hoelscher que pede ajuda a sociedade para ajudar a diminuir estes números em 2014.

Capitão PM Fábio J. Hoelscher/Foto:Marcos Prudente

O Capitão PM Fábio J. Hoelscher, da 2°CIA de Policia Militar de Santa Catarina, que está no comando em Dionísio Cerqueira desde 2011, recebeu a nossa equipe do Portal Agora Noticias em sua sala, onde fomos esclarecidos dos trabalhos da polícia cerqueirense do ano de 2013 em relação a 2012.

Fábio avaliou sua equipe como sendo muito boa que exercem um bom trabalho dentro do senário atual da cidade.

Salientou também que o delito que cresceu em 2013 foi o contrabando e descaminho. E quando perguntado se a algum inocente no meio dos excessos de compra na Argentina, o capitão acredita que seja impossível alguém levar uma carga grande de produtos que não tenha ciência de que esteja fazendo errado. Disse mais ainda; que somente de uma pessoa ou mais entrar e sair por carreiros (caminhos clandestinos) com mercadorias, automaticamente já está cometendo um ilícito.

Sobre a afirmação de muitos cidadãos de que a polícia está tomando mercadorias das pessoas que vem fazer turismo na Tri Fronteira Hoelscher disse:

- Nós fazemos nosso serviço no objetivo de fazer a segurança das pessoas e não tomamos mercadoria de ninguém, somente apreendemos as que estão com excesso, ou sejam proibidas entrar no Brasil sem os tramites legais de importação. A pessoa que vier comprar tudo dentro das normas tem o nosso apoio, onde vai poder vim e levar a sua mercadoria sossegada para sua casa.

Sobre a onda de furto que está acontecendo na cidade, o capitão disse que a maioria dos furtos estão sendo cometidos por adolescentes e crianças. Devido à falta de medidas dispostas a ser tomadas sobre os menores, o conselho tutelar apenas vem os pega e entrega aos seus pais. Então a polícia não tem muito que fazer.

Sobre possível envolvimento com drogas dos infratores, o comandante acredita que os pequenos furtos são cometidos por crianças e adolescentes, somente pra comer ou até mesmo para pratica de vandalismo. Pois ouve ocasião de casas serem arrombadas e somente comerem o que tem de guloseima na geladeira, e outras haver somente alguns itens fora de lugar e nada de valor ser levado.

Sobre o trabalho no transito da PM Fábio Hoelscher afirmou que foi aumentado à fiscalização, e que isso é o trabalho do dia a dia, pois uma das funções da PM é ajudar a fiscalizar o transito. - E de certa forma um dos cartões postais de uma cidade parte do transito, da ordem no momento de conduzir. Quanto menos a policia fiscalizar mais infrações acontecerão podendo trazer prejuízos a terceiros. Se nós fechar os olhos e deixar de fiscalizar, uma pessoa sem Habilitação pode vir a trazer riscos de morte ou acidente grave aos usuários de nossas ruas. Um carro em péssima condição de uso, já demostra que o dono não terá condições de arcar com um eventual acidente. A polícia não quer prejudicar ninguém, apenas trabalha na prevenção, por exemplo; não multamos as pessoas sem cinto de segurança porque gostamos de multar, e sim para que da próxima vez que for sair não esqueça de por o cinto, atitude esta que pode salvar vidas, do usuário e de terceiros.

Sobre questionamentos de que a polícia cerqueirense tem tolerância zero, o Capitão rebate dizendo que quem pensa desta forma precisa rever o porque tal motorista foi punido, e depois reformular sua ideia, sobre quem esta errado, se o motorista que foi autuado por estar irregular ou a PM por multa-lo. A PM apenas faz o seu serviço que é de proteger, e pessoas não habilitadas ou circulando com carro em péssimas condições de uso trazem riscos no transito, disse o capitão PM.

Para 2014 o Capitão Fábio acredita em muito trabalho para tentar diminuir os números de 2013.

- A perspectiva para 2014 é de muito trabalho, as academias PMs já estão com policiais em formação para repor os que saíram de férias e os que vão se aposentar. Novas viaturas serão entregues, onde cada município vai ganhar pelo menos uma viatura, Dionísio Cerqueira deve ganhar mais quatro, temos adquirido alguns equipamentos, apesar da falta de algumas coisas, nós aqui de Dionísio estamos com boas condições de trabalho. Disse Hoelscher.

As ocorrências no âmbito geral aumentaram cerca de 38,62% em 2013, levando em consideração 2012. Ocorrências registradas pela a PM de Dionísio Cerqueira em 2012 foram de 668, já em 2013, foram registradas 923.  

Os furtos tiveram aumento de cerca de 61,8% em relação ao mesmo período de 2012 ao ano de 2013. Em 2012 foram registrados 76 furtos, já em 2013 foram registrados 123.

Ameaças obtiveram aumento de cerca de 8,7% em relação entre os dois anos, 2012/2013. No ano de 2012 foram registradas 46 ameaças, já em 2013 fora registradas 50.

Estatisticas de 2013 em relação a 2012/Foto:Arte Marcos Prudente

 

 

O que aumentou em quase 100% ou mais foram os contrabandos e descaminhos registrado pela PM de Dionísio Cerqueira. Nãos temos os números do ano de 2012, mas devido a crescente de apreensões que aconteceu, podemos deduzir aproximadamente estes algarismos. Em 2013 foram registrados 60 contrabandos.

A PM pede ajuda da comunidade para diminuir estes números em de 2014.

- A comunidade pode ajudar denunciando os delinquentes onde será guardado em sigilo o nome do denunciante, somente assim poderemos diminuir os números de delitos, pois quando o infrator não se sente seguro pra praticar o crime ele não pratica. Assista a entrevista na integra no video abaixo

O capitão também da dicas do que a população pode fazer para ajudar coibir os furtos.

Para Ajudar a combater os furtos a população tem que sempre manter suas residências bem fechadas, não deixar item que demostre valor dentro do carro, ou carro aberto com a chave na ignição, os proprietários de motos devem estalar alarmes, ou até mesmo colocar um corrente na roda, durante a noite manter a iluminação exterior da casa sempre acesa, se puder instalar alarme ou qualquer outro dispositivo de segurança que impeça ou dificulte a ação dos ladrões a pessoa deve instalar.

Fonte:PAN