Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
Enquete
Como você vê a Administração de Barracão?
Ótima
Boa
Regular
Ruim
Péssima
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (958 votos)




ONLINE
4





Partilhe este Site...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Total de visitas: 1055387
velho amigo
velho amigo

22-01-2014/09:48:05

Analista e velho conhecido: conheça os gurus de Enderson no Grêmio
Ricardo Leão e Luís Fernando Rosa Flores são os auxiliares na composição dos treinamentos, sistema tático e análise dos adversários

Luís Fernando Rosa Flores e Ricardo Leão são os homens de confiança de Enderson Moreira (Foto: Diego Guichard)

A era Enderson Moreira no Grêmio tem como pilar o diálogo, a troca constante de opiniões entre pessoas que têm sintonia no modo de ver futebol. Além do diretor de futebol Rui Costa, o treinador conta com dois braços, auxiliares que ajudam na composição dos treinamentos e do esquema tático: Ricardo Leão e Luís Fernando Rosa Flores. 

Velho conhecido

Ex-jogador de futebol, Luís Fernando, de 49 anos, é um velho conhecido do futebol gaúcho. Natural de Bagé, fez carreira em clubes como Inter, Cruzeiro, Caxias, Bahia, entre tantos outros. Assim como Enderson, costuma ficar ao lado do campo, gritando para os jogadores, passando orientações constantes.

Depois de seis anos na base da Raposa, foi chamado pelo técnico do Grêmio para integrar a comissão técnica do Goiás. Trabalham juntos há dois anos. 

- É uma parceria que deu certo. Nós discutimos muito sobre o treinamento. Claro que a decisão final é sempre dele, mas fico satisfeito em sentir que ele recebe o que nós falamos. É importante para nós que somos auxiliares – conta, ao GloboEsporte.com.

No final do ano, viajou para Bagé para passar o final de ano com amigos e parentes. Desde então, já sentiu a responsabilidade que seria ajudar no comando do time do Grêmio. Viveria sob pressão. 

- É muito bacana retornar ao Rio Grande do Sul. No final do ano, entendi o que representa conduzir o Grêmio. Em Bagé, escutei cobranças. E como perdemos para o São José-PA (pelo Gauchão), já recebi mensagens cobrando resultado. Espero ajudar o clube a conquistar títulos aqui – projeta.  

Analista e criador de regras

Já Ricardo Leão, de 43 anos, conhece Enderson há 17 anos. Formado em Educação Física, tentou ser jogador de futebol, como Luís Fernando. Não conseguiu. Então, optou por trabalhar com formação de treinamento de atletas. 

Na época de Goiás, era quem viajava para analisar os adversários e, assim, passar relatórios completos de pontos fortes e fracos. Agora, também passou a ser auxiliar de campo. No final de semana, Ricardo Leão viajou para Porto Alegre, mas para ajudar na análise dos garotos do time sub-23. 

- Assim que o Enderson nos avisou que viria para cá, acompanhei alguns jogos do time (sub-20) e passar a conversar com o Júnior Chávare (diretor das categorias de base) – conta. 

Ricardo Leão também gosta de sugerir estilos de treinamentos, inventar regrar para simular situações de jogo. Enderson Moreira é avesso aos coletivos. No entanto, todos os trabalhos técnicos visam passam a filosofia de futebol que entende. 

- Gostamos da equipe com transição rápida em dois toques, compactação, com os jogadores próximos no ataque ou defesa e com marcação pressão. E isso vem nas regrinhas dos pequenos jogos – explica Leão. 

Os três residem juntos em Porto Alegre. Vivem e respiram futebol. Como semelhança, mostram-se calmos, tranquilos e apreciam trabalho de base – algo que a diretoria atual tem valorizado na atual temporada. Dessa sintonia, esperam levar o Grêmio a conquista de títulos. Confiança há de sobra. 

Fonte:GE