29-01-2014/11:19:58
Segunda rodada do Catarinense 2014 reserva prévia da Série A do Brasileiro
Criciúma e Figueirense, representantes do estado na elite nacional, se enfrentam no Heriberto Hülse. Ainda tem Chape x Marcílio, Avaí x Juventus e Brusque x Atlético-IB
|
No ano em que Santa Catarina terá três times na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, havia expectativa de ver prévias de jogos da competição nacional no Catarinense. Havia, porque nesta quarta-feira tem o primeiro embate. Criciúma e Figueirense jogam às 22h desta quarta. O confronto ainda vai ter como ingrediente a aparição da torcida carvoeira no Estádio Heriberto Hülse, além das re-estreias de Paulo Baier e Lucca, de volta ao Tigre para a temporada 2014.
Antes, às 20h30m, outro time do estado na elite do futebol brasileiro entra em campo, e também em casa. Derrotado na primeira rodada fora de casa, para o Juventus, a Chapecoense recebe o Marcílio Dias no Índio Condá, em Chapecó. No mesmo horário, no Sesi, em Blumenau, pois cumpre perda de mando de campo, o Brusque tem pela frente o Atlético de Ibirama, uma das surpresas da primeira rodada ao ter vencido o Avaí por 2 a 1, no Alto Vale do Itajaí.
O jogo que abre a rodada será realizado às 19h30m, em Florianópolis. Na Ressacada, o Avaí tenta se recuperar do revés fora de casa contra o Juventus, a grande surpresa da abertura, ao vencer a Chapecoense por 2 a 0. Confira mais sobre as quatro partidas que abrem a segunda rodada do Catarinense, como as novidades das equipes na semana e as prováveis escalações.
Depois de arrancar o empate com o Joinville, em 1 a 1, fora, o Criciúma espera se apresentar melhor após ‘passar’ pela estreia. Para o confronto diante do Figueirense, o técnico Ricardo Drubscky sinalizou com mudanças. Porém, não disse quais são. Ele faz uso do mistério e ainda ‘embolou’ a formação no treinamento da véspera. A única certeza é que o Tigre precisa mostrar mais, diante da esperança gerada por ter um elenco com nomes conhecidos no cenário nacional, como Paulo Baier, e conquistar a primeira vitória e arrancada no estadual. A possível formação para tal missão tem: Galatto, Eduardo, Ronaldo Alves, Escudero e Rogério; Serginho, Anderson Uchoa, Lulinha, Paulo Baier e Lucca; Rodrigo Silva.
Diferente do Tigre, o Figueirense passou pela estreia com vitória. Sofrida, mas com vitória. O 1 a 0 sobre o Brusque, em casa, deu um alívio ao time da capital, que parece ter encontrado um sério candidato a novo ídolo: o atacante Lúcio Maranhão, autor do único gol de sábado. Ele, no entanto, pode ter novo companheiro na frente, Dudu, que pode ganhar chance no onze inicial. Nessa caso, Giovanni Augusto pode sair, e Wesley ir para o meio, função que também faz. A mudança certa mesmo é a saída de Rivaldo, lesionado. Luan deve ser o substituto, no time que deve ter: Tiago Volpi, Leandro Silva, Nirley, Raul e Ivan; Paulo Roberto e Luan; Wesley, Giovanni Augusto (Dudu) e Everton Santos; Lúcio Maranhão. A RBS TV transmite o jogo ao vivo para todo o estado de Santa Catarina, inclusive para a cidade Criciúma, às 22h. O GloboEsporte.com/sctambém acompanha a partida em Tempo Real, a partir das 21h30m, com vídeos exclusivos.
A cor grená entra novamente no caminho do Avaí. Derrotado pelo Atlético em Ibirama, o Leão da Ilha agora precisa vencer o Juventus em casa para não deixar os times que venceram na rodada de abertura abrirem muito. Por mais que acredite em seu time, o técnico Emerson Nunes pode mudar na equipe inicial, principalmente na defesa. Uma das mudanças é necessária. Com dores no joelho, Arlan deve dar lugar a Bocão na lateral direita. A outra, se ocorrer, será por opção. Contestado, o zagueiro Pablo pode dar lugar a Antonio Carlos, que apareceu no BID. Tirando isso, o Leão deve entrar com o mesmo time, e ir com: Diego, Bocão, Pablo (Antonio Carlos), Bruno Maia e Eduardo Neto; Júlio César e Eduardo Costa; Cleber Santana, Marquinhos e Luciano; Betinho.
Surpresa na primeira rodada, o Juventus quer aprontar mais uma, dessa vez fora de casa. Para isso, o técnico Milton do Ó vai a campo com a mesma equipe, com destaque para Marcelo Moscatelli, meia e destaque do time, com passagens por Joinville e Criciúma. O Moleque Travesso busca mais três pontos com: Mauricio, Ângelo, João Antonio, Neto e Crasso; Lucas Staudt, André Barreto, Rafael Carioca e Marcelo Moscatelli; Paulinho Silva e Jabá. A partida na Ressacada será transmitida pelo PremiereFC 5, às 19h30, com André Lino e Paulinho Criciúma.
Assim como Figueirense e Criciúma, a Chapecoense também é a cara de Santa Catarina na Série A do Brasileiro. No entanto, o Verdão do Oeste iniciou o estadual com o pé esquerdo. Ou melhor, com nenhum pé. Na abertura do campeonato, zero gol marcado. Por isso, o sempre cauteloso mas inteligente Gilmar Dal Pozzo pode promover mais um meia. Ele elogiou Wescley, que entrou contra o Juventus. Outro pode que voltar é o lateral Fabiano, que não estava 100% para a primeira rodada. A Chape, que precisa vencer, deve ter: Nivaldo, Everton Silva (Fabiano), André Paulino, Rafael Lima e Fabinho Gaúcho; Wanderson, Wilian Arão, Pirão (Wescley) e Nenén; Roni e Rodrigo Gral.
Do outro lado, o Verdão do Oeste encara uma equipe que também foi derrotada na estreia. Em casa, o Marcílio Dias, campeão da Segundona, terá dura missão. Para isso, o técnico Guilherme Macuglia aposta na experiência do atacante Schwenck, que começou o primeiro jogo no banco. Quem sai para sua entrada é Tauã, emprestado pelo Avaí. Nos outros setores, mais mudanças. No gol, destaque para Rodolpho, emprestado justamente pela Chape, rival desta quarta. No meio, Harisson, lesionado, dá lugar ao volante Serginho. Mais à frente, Léo Franco, meia de ligação, sai para a entrada do também meia Clebinho. O Marcílio continua no 3-5-2, mas vai com dois volantes: Rodolpho; Gustavo, Baggio e Helton; Thoni, Xipote, Serginho, Clebinho e Marcio Careca; Anderson Lopes e Schwenck.
O duelo do Vale do Itajaí será realizada numa cidade que não terá representante em campo. Por cumprir perda de um mando de campo, o Brusque jogará em Blumenau, no Estádio do Sesi. Na primeira rodada, o time do técnico Pingo deu trabalho ao Figueirense, mas saiu derrotado. O 1 a 0, porém, saiu caro à equipe da capital, por isso o tricolor do Vale terá apenas só uma mudança. No lugar de Tarcísio, o volante Serginho, que cumpria suspensão, ganha a vaga, no time que terá: Wanderson, João Neto, Cleyton, Néris e Gilton; Eurico, Elielton, Serginho e Aldair; Kiko e Eydison.
O Brusque terá pela frente o grande destaque da primeira rodada. Além de bater o Avaí por 2 a 1, o Atlético de Ibirama apresentou Brasão. O experiente atacante marcou duas vezes, virou ídolo por uma tarde e largou na frente na artilharia. Ele comanda o time do técnico Giovani Nunes, que repete a escalação para jogar na Ressacada: Maicon, Gesiel, Claiton, Thiago Couto e Venna; Brenno, Matheus Guerreiro e Matosinho; Marcelinho, Cappa e Brasão.
Fonte: GE