05-02-2014/10:36:45
Rodada do Catarinense tem 'jogo de Série A' e confronto 'interior x capital'
JEC x Avaí tem reencontro do técnico Hemerson Maria com torcida do Leão. Na elite nacional, Chape e Figueira duelam; ainda tem Brusque x Juventus e Atlético x Marcílio
|
A rodada passada teve o primeiro grande jogo do Campeonato Catarinense. Mas Joinville e Chapecoense deixaram a desejar, empatando sem gols no Norte do estado. A 4ª rodada, no entanto, que tem início nesta quarta-feira, promete mais. Mais uma vez, o JEC entra em campo contra outro grande, dessa vez ante o Avaí, na Ressacada; Coelho e Leão estão fora do G-4.
O outro grande jogo da rodada é de elite. Catarinenses que subiram para a Série A do Brasileiro, Chapecoense e Figueirense fazem uma prévia do Brasileirão, em Chapecó, em campanhas, até agora, distintas. O Verdão, atual vice-campeão estadual, ainda busca a sua primeira vitória. Ao contrário do Furacão do Estreito, vitorioso em duas das três rodadas disputadas até então.
Complementam a rodada os 'pequenos', que vêm dando trabalho para os grandes do estado. Em Itajaí, pois precisa cumprir perda de um mando de campo, o Brusque, que busca sua primeira vitória, recebe o Juventus, destaque da última rodada ao golear o Atlético de Ibirama. O time do Alto Vale tenta se recuperar no campeonato em casa, contra o Marcílio Dias, a grande surpresa da 3ª rodada, quando, em Itajaí, diante de sua torcida, virou para cima do Avaí ao fazer 3 a 2.
O Joinville busca sua primeira vitória; o Avaí, se recuperar da derrota de virada para o Marcílio Dias na última rodada. Mas o duelo entre o time do Norte do estado e do capital também será marcado por um reencontro, entre o técnico Hemerson Maria, atualmente no JEC e ex-Leão, com a torcida azurra. A expectativa é saber como os avaianos receberão o antigo treinador, que quase levou o time à Série A do Brasileiro. A realidade agora é outra. Em meio a polêmicas de salários atrasados e lei do silêncio, o Avaí conta com a notícia de que Cleber Santana pode voltar a jogar, já que seu nome apareceu registrado no BID. O volante Revson, que começou a pré-temporada sendo testado no time titular, também pode jogar; Júlio César ganha sombra, num time que terá: Diego, Arlan, Antonio Carlos, Bruno Maia e Eduardo Neto; Júlio César (Revson) e Eduardo Costa; Cleber Santana, Marquinhos e Luciano; Betinho.
No Joinville, a expectativa é outra. Apesar de se apresentar bem nas primeiras rodadas, em especial na última, quando carimbou a trave da Chapecoense três vezes, o JEC ainda não venceu até agora. Se sair, o primeiro triunfo será com um time inédito. Sem Francis, suspenso, e ainda com o desfalque do também atacante Fernando Viana, Hemerson Maria deve iniciar a partida na Ressacada com Tartá, na seguinte formação: Ivan, Murilo, Rafael, Bruno Costa e Wellington Saci; Naldo, Hygor e Marcelo Costa; Tartá, Edigar Junio e Alex. O PremiereFC 4 transmite a partida na Ressacada ao vivo, às 19h30m, com André Lino e Paulinho Criciúma.
Assim como o Atlético de Ibirama, o Brusque entrará em campo pela terceira vez no campeonato, já que o duelo contra o time do Alto Vale, marcado para a 2ª rodada, passou para 19 de fevereiro. Com isso, como precisa cumprir perda de mando de campo, o tricolor do Vale precisa mandar o jogo contra o Juventus em Itajaí. Depois de enfrentar dois dos favoritos ao título e vender caro as derrotas por 1 a 0 para Figueirense e Criciúma, o Brusque encontra um rival direto pela vaga na Série D do Brasileiro. Satisfeito com o time, apesar das derrotas, o técnico Pingo repete a equipe, com: Wanderson, João Neto, Cleyton, Néris e Gilton; Eurico, Elielton, Serginho e Aldair; Kiko e Eydison.
Mas o Brusque terá pela frente o grande destaque da última rodada. Jogando em casa, o Moleque Travesso aplicou a maior goleada do campeonato até agora, 5 a 1 sobre o Atlético de Ibirama. O técnico Milton do Ó pode ter até dois desfalques para o jogo em Itajaí. André Barreto não joga, pois deixou o clube. Jabá, um dos artilheiros do campeonato com três gols, tem o joelho inchado e pode ser poupado. Assim, o Juventus terá: Maurício, Ângelo, João Antônio, Neto e Rodrigo Crasso; Lucas Staudt, Wellington (Lito), Rafael Carioca e Marcelo Moscatelli; Paulinho e Jabá (William).
O Atlético de Ibirama busca a reabilitação diante do Marcílio Dias. Apesar da goleada sofrida para o Juventus por 5 a 1, na última rodada, o técnico Giovani Nunes não pretende fazer muitas modificações na equipe. As exceções são a entrada do zagueiro Jajá no lugar de Thiago Couto, expulso em Jaraguá do Sul, e do meia Matozinho, que volta à equipe após dar lugar a Jefferson, que teve incumbência defensiva frente ao Juventus. O Atlético vai a campo com: Maicon, Gesiel, Claiton, Jajá e Venna; Breno, Marcelinho, Cappa e Matozinho; Matheus Guerreiro e Brasão.
Surpresa da última rodada, o Marcílio Dias terá mudanças, mesmo após vencer o Avaí de forma heroica, de virada, por 3 a 2. Ainda sem o zagueiro Helton, machucado, e Xipote, poupado, o técnico Guilherme Macuglia usará o 4-4-2, em função do retorno natural do atacante Anderson Lopes - emprestado pelo Avaí, ele não enfrentou o Leão por razões contratuais. Para tentar a segunda vitória seguida e tentar entrar no grupo dos quatro primeiros, o Marinheiro vai de: Rodolpho, Thoni, Baggio, Toninho e Márcio Careca; Fabiano Silva, Serginho, Clebinho e Léo Franco; Anderson Lopes e Schwenck.
Para fechar a 4ª rodada, nada melhor do que um jogo de times do Brasileirão. Chapecoense e Figueirense, os dois catarinenses que subiram da Série B, têm o primeiro duelo no ano em que vão se enfrentar na elite do futebol brasileiro. O Verdão do Oeste, que coloca 2014 como seu ano mais histórico, tem dificuldade em repetir o belo desempenho do ano passado. Atual vice do estado, o time do técnico Gilmar Dal Pozzo está em penúltimo, após três rodadas, com dois empates, ainda sem vitória. Para mais um jogo em casa, a equipe pode mudar mais uma vez. Com Tiago Luís pronto para jogar e Rodrigo Gral também como possibilidade, Dal Pozzo pode voltar a escalar o onze inicial com dois atacantes, e apenas com Nenén como meia. O também meia Wescley pode aparecer mais uma vez, caso a opção seja por apenas um atacante, na seguinte formação: Nivaldo, Fabiano, André Paulino, Rafael Lima e Fabinho Gaúcho; Wanderson, Dedé, Willian Arão e Nenén; Tiago Luís (Roni ou Wescley) e Bergson (Rodrigo Gral).
O Figueirense, por outro lado, voltou a sorrir depois de ser derrotado pelo Criciúma, na segunda rodada. A equipe de Vinícius Eutrópio vem de vitória sobre o Metropolitano, com duas boas notícias: a estreia com gol de Marcos Assunção e os dois gols do postulante a artilheiro do ano pelo time, Lúcio Maranhão. Em compensação, o volante Paulo Roberto desfalca o time por até 10 dias. Daí Assunção aparecer pela primeira vez como titular. A dúvida de Eutrópio é o camisa 10: manter Giovanni Augusto ou promover a entrada de Vitor Júnior, no time que deve ter: Tiago Volpi, Leandro Silva, Nirley, Thiago Heleno, Marquinhos Pedroso; Marcos Assunção, Rivaldo e Vitor Júnior (Giovanni Augusto); Wesley, Everton Santos e Lúcio Maranhão. O PremiereFC 6 e a RBS TV (para toda Santa Catarina) transmitem o jogo no Índio Condá às 22h.
Fonte: GE