18-06-2014/09:18:09
|
Relatório atualizado no início da noite desta terça-feira (17) pela Defesa Civil de Santa Catarina indica que subiu para 457 mil o número de pessoas afetadas pelas chuvas no estado. Conforme os dados, os desalojados ultrapassam os 61 mil. São 7,5 mil desabrigados. O órgão informou que número ainda pode subir, pois alguns municípios estão tomados pelas águas.
Nesta terça (17), a presidente Dilma Rousseff sobrevoou algumas cidades catarinense para ver de perto a situação provocada pelas chuvas que caem no estado desde o último dia 6 de maio. Na sexta (13), o governo do estado decretou situação de emergência. O documento reconhece 41 municípios listados pela Defesa Civil estadual e vale por 180 dias.
As áreas que registraram maior número de problemas devido às chuvas ficam no Norte catarinense e no Vale do Itajaí. O município de Corupá, no Norte, registrou o maior volume de precipitação (462 milímetros em 96 horas, segundo a Epagri/Ciram - órgão que monitora as condições climáticas no estado).
De acordo com a Defesa Civil estadual, foram 36 decretos de situação de emergência nas esferas municipais (uma cidade desistiu de assinar o documento) e dois em estado de calamidade pública. O órgão contabilizou 28 feridos e duas mortes, em Guaramirim e Mafra. Além disso, destinou quase 48 mil itens de assistência humanitária - entre galões de água e cestas básicas - desde que iniciaram as solicitações.
A Defesa Civil informou também que os levantamentos continuam sendo feitos. A prioridade, comunicou, são as vítimas que precisam de atendimento emergencial. Nos próximos dias, com o envio de documentação das prefeituras, o governo do estado deve divulgar um balanço dos prejuízos.
Fonte:G1/SC