20-08-2013/10:49:24
|
Mais do que encerrar o período de cinco jogos sem vitórias, o Inter tentará conquistar um bom resultado diante do Salgueiro para encaminhar a classificação às quartas de final da Copa do Brasil e deixar de lado um dos "fantasmas" que o assombram na competição: a síndrome das oitavas. Para tanto, aposta no "respeito" ao rival pequeno e, sobretudo, na chance de fazer o resultado atuando em casa, a partir das 19h30m desta quinta-feira, para depois administrar longe do Rio Grande do Sul.
Neste ano de 2013, o clube gaúcho participa da Copa do Brasil pela 19ª vez. No entanto, a etapa atual em que o time de Dunga se encontra costuma ser uma pedra no sapato dos colorados. Em seis ocasiões, o Inter acabou eliminado nesta fase - a mais perigosa para o clube, portanto. Outro fator que alerta os gaúchos é de que os fracassos nas oitavas, com a exceção de Atlético-MG (2002) e Vitória (2004), terem ocorrido para times de menor expressão, assim como o Salgueiro. Em 1989, primeiro ano da Copa do Brasil, o Colorado acabou alijado pelo Goiás. Depois, Londrina (1993), Paraná (1995) e Paulista (2005) foram os algozes da equipe nas oitavas.
No grupo, o discurso para respeitar o adversário já está passado. Leandro Damião recordou que o time pernambucano, para seguir na competição, deixou para trás Criciúma e Vitória, ambos da primeira divisão. E o camisa 9, que atuou no catarinense Atlético Ibirama, alerta que, quando um time menor pega um grande, faz de tudo para ter uma boa performance:
- O Salgueiro já eliminou duas equipes de Série A. Temos que ter respeito, não podemos menosprezá-los. Já joguei em time pequeno e sei como é. Temos que tentar matar o jogo aqui em casa.
Além da fase que remete problemas ao Inter, os comandados de Dunga esperam acabar com o incômodo hiato sem triunfos. Já faz cinco jogos que os colorados não sabem o que é sair com os três pontos. A última vitória ocorreu há quase um mês. No dia 24 de julho, o time venceu o São Paulo por 1 a 0 no Morumbi. Depois, perdeu para o Náutico (3 a 0) e empatou com Grêmio (1 a 1), Atlético-PR (2 a 2), Botafogo (3 a 3) e Atlético-MG (0 a 0).
É bom que se frise que, nas duas últimas participações, o time conseguiu passar pelas oitavas. Em 2008, superou o Paraná e parou nas quartas, para o Sport. No ano seguinte, foi até a decisão, perdeu para o Corinthians, que contava com Ronaldo.
A partir desta terça-feira, Dunga começa a encaminhar o Inter. Juan, que ficou fora diante do Galo por cumprir suspensão, volta ao time. A dúvida está no ataque. Diego Forlán, preservado no último final de semana, está à disposição. O treinador definirá entre ele ou Scocco, ou se colocará o ataque com os dois gringos e Damião. Neste caso, Alex seria o principal candidato a perder uma vaga entre os titulares.
Fonte:Globo Esporte